IMPLANTAÇÃO SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA

É comum andarmos pelos corredores das empresas e nos depararmos com placas nas paredes, portas e objetos. Longe de serem objetos decorativos, as placas de sinalização são fundamentais para a correta operacionalização de alguns equipamentos e orientação de procedimentos de segurança em cada local. A sinalização de segurança contra incêndio e pânico tem como objetivo reduzir o risco de ocorrência de incêndio, alertando para os riscos existentes e garantindo que sejam adotadas medidas adequadas à situações de risco, que orientem as ações de combate e facilitem a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio.
As placas de sinalização são instrumentos utilizados para informar ao profissional que tipo de operação se desenvolve no ambiente e quais os riscos atrelados à ela. As placas possuem diferentes cores e formatos, cada qual com sua função específica de informar às pessoas que circulam no ambiente o que se passa naquele local, bem como os riscos aos quais os indivíduos estão sujeitos. A função das placas é predominantemente preventiva, porque elas transmitem a informação de risco no intuito de evitar o acidente e não de corrigir processos com falhas de segurança.
Fazer a comunicação de segurança por meio de placas de sinalização é uma questão legal e obrigatória, que deve ser seguida por qualquer empresa de administração privada ou pública, independentemente do número de funcionários ou ramo de atuação. Ao passo que resguardar vidas humanas por meio de placas de sinalização seja uma questão obrigatória, trabalhista e moral, há que se reconhecer que um projeto de sinalização de segurança também oferece motivações econômicas.
É preciso pontuar que, se uma edificação está devidamente sinalizada e em conformidade com as diretrizes legais, as chances de qualquer acidente diminuem de forma considerável, o que diretamente, contribui para a manutenção do patrimônio, ou seja, não há perdas econômicas.
As placas de sinalização devem possuir em sua face visível o nome, logotipo ou CNPJ do fabricante. As sinalizações devem atender aos requisitos previstos na NBR 13.434/2005, Parte 3, para serem aceitas, É importante que a empresa se adeque às normas de segurança quanto à sinalização de suas operações, pois elas ajudarão a reduzir os riscos de acidentes no trabalho. Se as placas de sinalização de segurança da edificação desempenham sua atribuição com excelência, que é orientar as pessoas e prevenir acidentes, a ocorrência de multas em decorrência da fiscalização será controlada.