Sinistro vrs AVCB, CLCB

Olá parceiros.
Gostaria de falar um pouco a respeito do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e do CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros). Você conhece?
Muitos desconhecem a importância e valor deste documento para o seu estabelecimento, alguns não por negligencia, mas, por se tratar de um documento que após feito só será renovado entre 3 a 5 anos, sendo poucos os casos que precisam ser renovado anualmente, acaba caindo no esquecimento e se não for regularizado em caso de sinistro sua empresa e você provavelmente poderá ter problemas com a fiscalização.
Já sabemos das consequências, por exemplo, na BOATE KISS, vimos recentemente o que acontece quando não se tem um profissional para cuidar deste documento, seja o AVCB ou o CLCB, mas qual a diferença deles? Como saber qual deles eu preciso para o meu estabelecimento?
É simples pessoal!!
O CLCB é para “todos” os estabelecimentos com metragem inferior a 750,00m². É um documento que exige apenas sinalizações de emergência e extintores, se for sobrado ou possuir até 3 pavimentos deve ter luzes de emergência. Acompanhado da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de um Engenheiro de Segurança do Trabalho.
O AVCB é requisitado quando temos uma edificação com área construída maior que 750 m² ou maior que três andares.
O AVCB precisa ser acompanhado de um Projeto Técnico do Corpo de Bombeiros, que nada mais é do que um MAPA em uma planta baixa, contendo as medidas de combate a incêndio devidamente locadas de acordo com as Instruções Técnicas Do Corpo de Bombeiros, cálculos, legenda e detalhes de alguns itens para melhor visualização.
Lembrando que apenas após a aprovação do Corpo de Bombeiros é que realmente seu Projeto técnico tem validade. Este documento também é acompanhado das ART’s que é feito por um Engenheiro de Segurança do Trabalho.
Bem... devemos dar mais importância e pensar na segurança do seu estabelecimento, clientes e funcionários, pois, nunca estamos 100% seguros contra um caso de incêndio. A auto confiança pode levar as condições trágicas, mas podemos evita-los se pensarmos em prevenção, não vamos esperar o pior acontecer.
Nós da UNISEESMT podemos cuidar desses detalhes para você, tirar suas dúvidas.
O que você achou deste assunto? Você já conhece o documento? Você já o tem?
Obrigado e fiquem com Deus!!