Projeto Técnico do Corpo de Bombeiros "Caso Especifico"

Bem pessoa!
Já vimos no artigo anterior o que é o Projeto Técnico do Corpo de Bombeiros, de maneira bem simplificada. Hoje iremos entender o que seria o Projeto Técnico para um Caso Especifico.
Não é eventual acontecer de na hora de fazer o projeto técnico nos depararmos com situações aonde a Edifição não se enquadra nas Instruções Técnicas mais usuais.
Por exemplo um caso que aconteceu comigo recentemente, aonde tive de fazer um Projeto Técnico para uma empresa metalurgica de Banho em metais. A empresa trabalha com Auto Fornos tipo poço para banho de sais, logo me questionei de como eu iria implantar hidrantes em uma edificação nesta situação?
Todos nós sabemos que não se pode jogar agua sobre liquidos extremamente quentes (de 700 á 1400 C°), podendo causar explosões ao se chocarem, podendo levar a uma situação pior.
Mas o que fazer neste caso? Muintos profissionais da nossa área se perguntão ou até evitão pegar casos assim para fazer o Projeto Técnico do Corpo de Bombeiros.
Descobri que a resposta não era tão dificil, basta um pouco de atenção e fazer toda a leitura das Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros, pois, a resposta para este tipo de situação esta lá.
No ANEXO E da IT 22 Sistemas de Hidrantes e Mangotinhos, existe um item chamado "Casos de isenção de sistema fixo de hidrantes e mangotinhos".Exatamente no item "E 1.4" fala que "Áreas de processos industriais com altos fornos onde o
emprego de água seja desaconselhável.
"
Este item já é suficiente para que voçê consiga fazer o Projeto Técnico com a isenção do Hidrante, isto é denominado pelo Corpo de Bombeiros como Projeto Técnico de Caso Especifico para o uso de Hidrantes e Mangotinhos.
Como um bom profissional e também é aconselhado pelo C.B. que substitua o uso do Hidrante e Mangotinho por algum outro sistema, tipo detecctores de fumaça e outros.
Com essa dica acredito que agora você não terá mais problemas em fazer este tipo de Projeto Técnico de Caso Especifico.
Abraços...Até a próxima.